Em épocas de campanha de vacinação contra a gripe H1N1,   incluir na dieta alimentos que estimulem o sistema imunológico ajuda a combater o vírus da ‘gripe suína

Um dos assuntos de maior destaque na mídia nas últimas semanas tem sido a campanha de vacinação contra a H1N1. No inverno, com as temperaturas mais baixas, passamos mais tempo em lugares fechados. Este ambiente é favorável para a contaminação por vários tipos de vírus de gripe.

A Mundo Verde, de olho neste assunto tão importante para a sociedade, disponibiliza sua nutricionista Flávia Morais para mostrar que a inclusão de alguns alimentos na dieta é muito importante na prevenção de novos casos – uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para combater a gripe, junto à vacina.

Vitaminas, minerais e fitoquímicos presentes nos alimentos, se consumidos regularmente, podem estimular o sistema imunológico. Não devem faltar na dieta também grãos integrais, hortaliças e frutas (preferência às orgânicas), além de nozes e sementes.

Alimentos fontes de vitamina C – laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina, morango – também devem ter destaque. A vitamina C fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a gripes e resfriados.

Alimentos específicos importantes na imunidade

Óleo de coco: Rico em ácido láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. De efeito imunomodulador, pode ser usado em sucos, shakes ou vitaminas.

Alho: Fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas ou, se preferir, cápsulas de óleo de alho.

Shitake: Contem lentinana, um potente imunoestimulante.

Leite Fermentado: Por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Couve, Cenoura, Tomate: O betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula células imunológicas.

Gengibre: Reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos como o de melancia e o de maracujá.

Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

Mel: Ação bactericida e antisséptica. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Tem ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a microbiota intestinal.

Própolis: Fonte de flavonóides, que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “antibiótico natural”.

Geléia Real: Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.

Outros cuidados como lavar as mãos ou utilizar um produto para higienizá-las, são importantes para a prevenção da contaminação pela gripe.

Por  Flávia Morais, Nutricionista Mundo Verde Franquia

(segs.com.br)