A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu nesta terça-feira (13) uma delegação composta por 02 oficiais e 11 aspirantes da Polícia Militar de Tocantins.

A comitiva de Tocantins foi a 14ª a visitar o Ronda do Quarteirão desde a sua implantação, em novembro de 2007. Antes já conheceram o Batalhão de Policiamento Comunitário (Bpcom), policiais do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Os policiais tocantinenses acompanharam uma apresentação sobre o programa, que teve como palestrante o tenente-coronel Túlio Studart, comandante operacional do batalhão comunitário.

O tenente-coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, que comandava o grupo visitante, destacou a importância do encontro: “não foi à toa que a Polícia Militar de Tocantins escolheu visitar e conhecer essa experiência exitosa, famosa em todo o Brasil e em âmbito internacional, que é o Ronda do Quarteirão”.

“Chama a atenção a viatura, os equipamentos e o armamento”

Após a palestra, os militares tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa, bem como de opinar sobre o que assistiram. O aspirante Adalberto Lopes se surpreendeu positivamente com o novo modelo de policiamento implantado no Ceará: “de pronto chama logo a atenção o que está mais evidente, que é a viatura, os equipamentos e o armamento, mas também o gabarito e a capacitação dos profissionais envolvidos com esse tipo de serviço”.

Para o coronel Studart, é sempre muito gratificante receber a visita de policiais de outros estados. “Elas demonstram que o Ceará tornou-se referência em policiamento comunitário, tudo isso graças ao sucesso do programa Ronda do Quarteirão, o que nos deixa orgulhosos e motivados na busca de aperfeiçoá-lo cada vez mais”, destaca o oficial.

(Portal Verdes Mares)