O Governo do Estado acaba de aprovar o projeto de criação do Núcleo de Biotecnologia da Reprodução Animal e Centro de Preparação E Capacitação de mão-de-obra Rural da Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), envolvendo recursos da ordem de R$ 2 milhões. O Núcleo será implantado na Fazenda Experimental Guaiúba da UECE, localizada no município de Graiúba, a 26 km de Fortaleza.

Segundo o diretor da FACVET, prof. Célio Garcia, a Fazenda Guaiúba conta com uma área de 300 hectares, utilizados para fins didáticos e de pesquisa. De acordo com o projeto, os recursos serão aplicados na reforma e ampliação das instalações existentes, no aumento do número de animais, implantação de um sistema de irrigação, instalação de laboratórios e estrutura de informática.

A fazenda conta com uma reserva onde se encontra grande variedade de espécies vegetais como Sabiá, Angico, Aroeira, Pau Branco, Pau D?arco e outros. Para preservar todo esse patrimônio, o professor Célio Garcia informa que a administração superior da UECE, através da Segurança Patrimonial, sob o comando do coronel Adriano de Moura Soares, instalou um posto policial na Fazenda Guaiúba.

As providências para reprimir roubos e saques de madeiras, bem como a caça predatória de animais já foram tomadas. Na reunião mantida entre o coronel Adriano, o delegado do município de Guaiuba e a equipe do Ronda do Quarteirão ficou decidido que seis policiais se revezarão na segurança da fazenda.

(Planeta Universitário)

Anúncios