Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a esfriar, as folhas a cairem, mas esta época do ano é também a época das frutas. Com o clima mais ameno as bancas das feiras e frutarias ficam recheadas de variedades, o que garante um bem para a saúde e para o bolso.

Um bom truque para estimular o consumo durante o dia é substituir o consumo de doces ou sobremessas por algumas frutas, o mesmo truque pode funcionar para aquelas pessoas que sentem necessidade de comer doce. “ O sabor doce da fruta e a presença da frutose pode satisfazer aqueles que sentem necessidade de ingerir substâncias adocidadas, seja durante o dia ou depois de uma refeição”, afimar o nutrólogo Maximo Asinelli.

Mas para aqueles que acreditam que fruta não engorda fica um aviso, o consumo exagerado pode desiquilibrar a dieta, como lembra Asinelli, “Como todo alimento a fruta contém calorias, mas em menor quantidade. Logo o consumo moderado só trará benefícios para a saúde, mas o exagero pode fazer com que o organismo acumule calorias”.

Veja agora alguns benefícios de algumas frutas da época.


Abacate – rico em vitamina C é ideal para a elasticidade da pele, também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e o sistema circulatório. Contém potássio, indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames, além da vitamina B6, magnésio e ferro.

Banana – conhecida por ser rica em potássio e combater as caimbras musculares, possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de liquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.

Caqui – possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteinas. A fruta também é conhecida por auxiliar na saúde da pele e mucosa e nos processos cicatrizantes.

Maracujá – conhecida por seu poder calmante esta fruta ainda possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. Ainda é rica em cálcio, fósforo, e do ferro que contribui na boa formação do sangue.

Mixirica/Tangerina: fontes das vtaminas A, B e C, ainda possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo.

(paranashop.cpm.br)