Ada Lovelace

Foi comemorado em todo o mundo nesta quarta-feira (24/3) o The Ada Lovelace’s Day, difundido por uma comunidade internacional de blogs, pesquisadores, artistas, fóruns de discussão e ativistas. Trata-se de uma celebração para homenagear as mulheres que atuam no campo da ciência e tecnologia.

A comemoração leva o nome da condessa britânica Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora da história da computação, que se tornou nome da linguagem de progamação Ada.

Lovelace, que viveu de 1815 a 1852, ficou famosa por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica do cientista inglês Charles Babbage, reverenciado como o inventor do primeiro computador de uso geral, com funcionamento mecânico.

A britânica conseguiu o feito, segundo a Wikipedia, quando estava envolvida com o projeto de Babbage para invenção do primeiro computador. Durante as pesquisas,  ela criou os algoritmos que permitiriam a essa máquina computar os valores de funções matemáticas.

Ada morreu aos 36 anos e somente quase 100 anos depois é que a máquina analítica de Babbage foi redescoberta. Assim o projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computador e software, respectivamente. A máquina foi considerada o ponto de partida para os modernos computadores eletrônicos.

Linguagem Ada – Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos registrou a linguagem de programação Ada em homenagem a Lovelace pela sua contribuição a computação.

A Ada é uma linguagem orientada a objetos, originada de Pascal. É usada principalmente para desenvolvimento de aplicações de missão crítica. Mais tarde, a Ada se tornou um padrão internacional pela ISO.

(DH Now)