Na próxima sexta-feira, dia 19, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, estará em Fortaleza para encerrar a II Conferência Internacional de Crédito Imobiliário, que começa hoje, a partir das 9h, no Hotel Gran Marquise. O economista e ex-presidente do BC entre 1983 e 1985, Affonso Celso Pastore também estará presente. Ele irá falar sobre o tema “Crescimento e Estabilidade”, também no último dia do encontro.

Entre outros temas a serem debatidos no evento destacam-se as abordagens a respeito do novo panorama do crédito imobiliário no Brasil após a turbulência financeira internacional, as tendências e desafios do País nessa área, entraves à dinamização dos investimentos, sistemas governamentais de subsídios à habitação, alienação fiduciária, patrimônio de afetação, aprimoramentos jurídicos, securitização e instrumentos de financiamentos e o papel do Estado no crédito imobiliário de países emergentes como o Brasil. Os temas serão divididos em 10 painéis, que contarão com a as apresentações de especialistas de organismos internacionais e profissionais ligados ao setor.

À luz da crise mundial – O evento tem o propósito de discutir o comportamento recente e as oportunidades surgidas no mercado de crédito imobiliário e da construção civil, bem como analisar as experiências nacionais e internacionais no segmento, à luz da crise mundial. Além disso, o encontro vale para se compartilhar ideias e conhecimentos entre profissionais de instituições financeiras e de áreas afins.

Assim como em 2007, quando foi realizada a I Conferência Internacional de Crédito Imobiliário, em Salvador, na Bahia, mais uma vez a organização é da Diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro (Dinor). O evento é voltado para entidades e profissionais ligados ao crédito imobiliário, consultores, advogados, membros do Poder Judiciário, representantes do governo e instituições relacionadas à construção civil.

Haverá tradução simultânea para as línguas portuguesa, espanhola e inglesa em cada uma das palestras.

(Diário do Nordeste)