Mais uma capital poderá acompanhar pelo rádio os trabalhos do Senado. Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (12) a Rádio Senado FM de Fortaleza, no Ceará. É a quarta emissora da rede. Na primeira transmissão para a capital cearense, o presidente do Senado, José Sarney, falou do Plenário diretamente para as autoridades presentes no estúdio da TV Ceará, emissora pública, cuja estrutura abrigará a Rádio Senado FM.

O 1º secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), compareceu à solenidade, representando a Mesa do Senado.

– Acho [a inauguração] da maior importância, até porque os custos aqui são diluídos. A gente aproveita a estrutura já existente da TV Ceará. Eu acho que esse é um grande tento que se marca no momento em que cada vez mais é preciso que haja transparência – afirmou Heráclito.

A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) cumprimentaram a iniciativa e apontaram a Rádio e a TV Senado como instrumentos de fortalecimento da democracia. O diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado, Fernando Cesar Mesquita, explicou que o sistema de comunicação da Casa reproduz a realidade do trabalho legislativo, de grande interesse da população, enquanto a maioria dos meios de comunicação privados preferem ater-se a escândalos ou polêmicas.

– A importância desse sistema de comunicação é exatamente a de respeitar o voto do cidadão. O cidadão vota e não sabe o que acontece com seu voto. Há um trabalho intenso no Senado. A instituição é uma verdadeira universidade. Então o papel da Rádio Senado é fazer o cidadão ser bem informado sobre o que acontece, e é direito do cidadão ser informado – afirmou Fernando César.

Dentre as autoridades que participaram da inauguração estava o governador do Ceará, Cid Gomes, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, e o presidente da TV Ceará, Augusto Benevides, além de secretários, e deputados estaduais e federais.

A Rádio Senado pode ser sintonizada em Fortaleza na freqüência 103,3 mhz. Apesar do caráter experimental da transmissão, os ouvintes poderão acompanhar diariamente, direto de Brasília, a programação normal da emissora, que inclui a transmissão ao vivo dos debates e votações em Plenário e nas comissões, além de programas culturais e o noticiário sobre os principais fatos do dia.

(Senado.gov.br)

Anúncios