RIO – A expansão internacional pode ser um caminho natural para a continuidade do crescimento do Itaú Unibanco. A grande concentração bancária no mercado brasileiro limita o avanço no país e, como décimo maior banco do mundo em valor de mercado, a saída pode ser aproveitar boas oportunidades fora da fronteira brasileira.

Apesar da análise, o diretor de relações com investidores do Itaú Unibanco, Alfredo Setubal, nega que exista no momento qualquer análise sobre uma possível nova aquisição internacional.

“Dificilmente as autoridades brasileiras, como Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e Banco Central, aprovariam qualquer tipo de grande negócio para o Itaú Unibanco, dada a nossa grande participação de mercado no Brasil. Para crescer de forma mais efetiva, temos que pensar no exterior”, frisou Setubal. “Mas não estamos analisando nada”, acrescentou.

O executivo ressaltou que, apesar de estar presente em 12 países além do Brasil, a instituição financeira não tem participação relevante em nenhum mercado fora do Brasil, o que, em teoria, facilita movimentos futuros.

Setubal fez questão de deixar claro que, na posição de um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado, o Itaú Unibanco tem capacidade de olhar boas oportunidades mesmo fora da América do Sul.

“Só constato que o décimo maior banco do mundo pode cogitar comprar outras coisas além do Cone Sul”, ponderou.

Questionado sobre a possibilidade de o Citigroup ter interesse em vender o mexicano Banamex, Setubal garantiu que, até o momento, essa possibilidade não foi apresentada ao Itaú Unibanco. Mas, segundo ele, caso o processo de venda se concretize, a instituição brasileira olharia atentamente para a oportunidade.

“Não fomos procurados por ninguém para falar do Banamex. Mas, se for colocado à venda, temos obrigação de estudar”, garantiu.

“Se tivermos a oportunidade de uma participação relevante no maior banco do México, que é a segunda maior economia da América Latina, teremos obrigação de estudar”, acrescentou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Anúncios