A decisão do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, de cassar oito vereadores fez subir para 24 o número dos vereadores de São Paulo que foram condenados na primeira instância por suposto recebimento de doações ilegais na campanha de 2008. A Câmara tem 55 parlamentares.

Oito são do PSDB, cinco do DEM e PT e dois do PTB. Os outros quatros são do PV, PP, PR e PMDB.

Nesta segunda-feira, Silveira suspendeu a decisão contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PSDB) e os oito vereadores, como havia feito com os 16 vereadores que tiveram o mandato cassado em outubro do ano passado.

Prefeito, vice-prefeita e os 24 vereadores permanecem no cargo até o julgamento de mérito. A decisão será tomada pelo plenário do TRE-SP que tem sete juízes. Segundo a assessoria do tribunal, não há previsão para julgamento dos recursos.

No caso dos 16 vereadores, o procurador eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, recomendou a cassação em parecer entregue em janeiro.

Nesta segunda-feira, foram divulgadas as sentenças que cassaram Kassab, Alda e oito vereadores. Eles tiveram o mandato cassado e se tornaram inelegíveis por três anos por supostamente receberem doações ilegais na campanha de 2008.

O mesmo juiz já aprovou as contas as contas dos candidatos a prefeitos em 2008, Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Os vereadores eleitos João Antonio (PT), Mara Gabrilli (PSDB) e Milton Leite (DEM) também tiveram as contas aprovadas.

Lista dos vereadores com mandato em risco

  1. Abou Anni (PV)
  2. Adilson Amadeu (PTB)
  3. Adolfo Quintas (PSDB)
  4. Antonio Donato (PT)
  5. Arselino Tatto (PT)
  6. Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB)
  7. Carlos Apolinario (DEM)
  8. Claudinho (PSDB)
  9. Dalton Silvano (PSDB)
  10. Domingos Dissei (DEM)
  11. Gilberto Natalini (PSDB)
  12. Gilson Barreto (PSDB)
  13. Ítalo Cardoso (PT)
  14. Jooji Hato (PMDB)
  15. José Américo (PT)
  16. José Police Neto (PSDB)
  17. Juliana Cardoso (PT)
  18. Marco Aurélio Cunha (DEM)
  19. Marta Costa (DEM)
  20. Paulo Frange (PTB)
  21. Quito Formiga (PR)
  22. Ricardo Teixeira (PSDB)
  23. Ushitaro Kamia (DEM)
  24. Wadih Mutran (PP)

(Folha Online)

Anúncios