A decisão do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, de cassar oito vereadores fez subir para 24 o número dos vereadores de São Paulo que foram condenados na primeira instância por suposto recebimento de doações ilegais na campanha de 2008. A Câmara tem 55 parlamentares.
Oito são do PSDB, cinco do DEM e PT e dois do PTB. Os outros quatros são do PV, PP, PR e PMDB.
Nesta segunda-feira, Silveira suspendeu a decisão contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PSDB) e os oito vereadores, como havia feito com os 16 vereadores que tiveram o mandato cassado em outubro do ano passado.
Prefeito, vice-prefeita e os 24 vereadores permanecem no cargo até o julgamento de mérito. A decisão será tomada pelo plenário do TRE-SP que tem sete juízes. Segundo a assessoria do tribunal, não há previsão para julgamento dos recursos.
No caso dos 16 vereadores, o procurador eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, recomendou a cassação em parecer entregue em janeiro.
Nesta segunda-feira, foram divulgadas as sentenças que cassaram Kassab, Alda e oito vereadores. Eles tiveram o mandato cassado e se tornaram inelegíveis por três anos por supostamente receberem doações ilegais na campanha de 2008.
O mesmo juiz já aprovou as contas as contas dos candidatos a prefeitos em 2008, Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Os vereadores eleitos João Antonio (PT), Mara Gabrilli (PSDB) e Milton Leite (DEM) também tiveram as contas aprovadas.
Lista dos vereadores com mandato em risco
- Abou Anni (PV)
- Adilson Amadeu (PTB)
- Adolfo Quintas (PSDB)
- Antonio Donato (PT)
- Arselino Tatto (PT)
- Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB)
- Carlos Apolinario (DEM)
- Claudinho (PSDB)
- Dalton Silvano (PSDB)
- Domingos Dissei (DEM)
- Gilberto Natalini (PSDB)
- Gilson Barreto (PSDB)
- Ítalo Cardoso (PT)
- Jooji Hato (PMDB)
- José Américo (PT)
- José Police Neto (PSDB)
- Juliana Cardoso (PT)
- Marco Aurélio Cunha (DEM)
- Marta Costa (DEM)
- Paulo Frange (PTB)
- Quito Formiga (PR)
- Ricardo Teixeira (PSDB)
- Ushitaro Kamia (DEM)
- Wadih Mutran (PP)
(Folha Online)