Por Mariana Lanza – Portal Terra

Jeito de francês, mas com sangue brasileiro. O patinador artístico Florent Amodio, 19 anos, nasceu em Sobral, no Ceará, e representa a França nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. O atleta, que foi adotado quando era criança, só esteve em seu País de origem uma vez.

“Fui ao Brasil há dois anos, conhecer a cidade onde eu nasci e também estive em Fortaleza. Foi muito legal, uma ótima experiência para mim. Espero retornar em breve”, diz ele, que tem uma irmã de 16 anos, também adotada em Sobral.

Na visita ao País, Florent se impressionou com a diferença entre os povos. “Os brasileiros foram muito legais, sem frescura. Em Paris não é assim. Eu amo o Brasil”, afirma.

Apesar disso, o patinador que mora na cidade francesa de Fremainville não esconde que seu coração é europeu. “Minha vida é na França, cheguei lá com um ano de vida. Lá é o meu país”.

Foi defendendo as cores da terra do presidente Nicolas Sarkozy que o atleta encantou a plateia do Pacific Coliseum, nesta terça-feira. Sua apresentação lhe rendeu a 11ª colocação no programa curto da patinação artística e ele deixou a pista bastante aplaudido.

“Minha apresentação foi boa. Estou muito feliz”, diz. Agora, Florent voltará à pista na quinta para a realização do programa livre. Com a soma dos pontos de ambas serão conhecidos os medalhistas da modalidade.

A trajetória de Florent Amodio na patinação começou por uma coincidência. O adolescente foi descoberto pelo técnico Bernard Glesser enquanto brincava sobre patins em uma pista pública, aos quatro anos, e passou a se dedicar ao esporte. Com 12 anos, adoeceu e precisou interromper a carreira, voltando às provas em 2004.

Além da paixão pela patinação, o esportista gosta de ir ao cinema, ouvir música, viajar e, claro, é amante do futebol. Admirador do jogador Kaká, ele não titubeia ao ser questionado para qual seleção torcerá na Copa do Mundo deste ano, na África do Sul.

“Para o Brasil, mas é segredo”, sussurra Florent, com receio de ser ouvido pelo técnico francês.

(Portal Terra)