Cadeiras nas calçadas, algodão doce, carrinhos de pipoca e cachorro quente. Crianças e idosos brincam e dançam à vontade nas ruas, em uma só folia. O ritmo é de frevo e marchinhas. E essa não é uma história de Carnaval antigo não, estamos em 2010 e Fortaleza está repleta de blocos de Pré-Carnaval que fazem questão de resgatar essa memória popular. O bloco Mió KI existe há oito anos na rua Rodrigues Júnior. Ao som de frevo, tambores e percussão, ele mistura tradição e modernidade levando cerca de 3 mil pessoas às ruas todos os sábados de janeiro, a partir das 19 horas. A animação segue pela Pereira Filgueiras e João Cordeiro, até chegar na Praia de Iracema, onde se apresenta com outros nove blocos. Para Fernando Oliveira, presidente do Mió KI, a intenção da festa é resgatar um pouco dos antigos carnavais.

No dias Macêdo, bonecos gigantes e banda com metais, tambores e muita alegria fizeram a festa pelas ruas do bairro. O cortejo teve início na quadra esportiva da rua Pedro Dantas e seguiu pelas ruas João Fonseca e Bandeira de Melo.
Bloco Mió KI é tradição na rua Rodrigues Júnior, no Centro da Capital. Há oito anos, reúne pessoas de todas as idades que se confraternizam em meio aos batuques. Ao som de marchinhas de Carnaval, a intenção é revitalizar a memória popular
Pré-carnaval do Boteco com o Bloco Anárquico "Aí dentro... Vossa Excelência" fez homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares cantando parabéns no ritmo de frevo

Próximo dalí, na Avenida Antônio Sales, o Bloco Anárquico “Aí Dentro…Vossa Excelência” do bar Boteco, reuniu cerca de 2 mil foliões em uma caminhada até o Náutico, na Av. Beira-Mar. O som também é de frevo e a orquestra veio diretamente de Olinda, Pernambuco.

Mas, na tarde de ontem, quem acompanhou o bloco pôde comemorar um aniversário especial. Os integrantes fizeram uma homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares, com direito a bolo e parabéns ao som de frevo. “A emissora sempre nos apoia. É mais que justo cantarmos parabéns por quatro décadas de trabalho”, diz.

Já no outro lado da cidade, no bairro Cocó, eram muitas as crianças fantasiadas que se divertiam ao som das marchinhas carnavalescas. O bloco “Com jeito vai” fez a alegria dos foliões, na Praça Martins Dourado, e ainda trouxe como atração a banda Dona Zefa. De acordo com a coordenadora do bloco, a comerciante Paola Braga, o grupo se reúne há sete anos.

(Diário do Nordeste)

Anúncios