Primeiro, o aluno entra no portal do Sisu com a senha obtida durante sua inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois confirma a intenção de fazer matrícula em universidades federais.

O terceiro passo é entrar na tela em que o aluno pode alterar seu dados, como senha, telefone e endereço. A partir daí, o estudante acessa a nota geral e não-ponderada no Enem.

A nota final do aluno vai mudar de acordo com o curso escolhido. Se um aluno escolhe a carreira de biologia como primeira opção, e apresentou notas altas nas questões da área de ciências, ele terá a nota final elevada quando concorrer ao curso. Mas se o mesmo aluno decidir concorrer a vagas em cursos de humanas, por exemplo, sua nota será recalculada e pode diminuir.

A próxima tela do Sisu mostra as inscrições já feitas e apresenta um link para que o aluno procure o curso que deseja concorrer.  Ele digita o nome do curso. Neste passo, ele tem que afirmar se ele escolheu a opção “ação afirmativa” (cotas para negros, por exemplo).

Se o aluno escolher a seleção afirmativa, ele é automaticamente excluído da seleção geral. A cota social também altera a nota final do aluno, e pode funcionar como um funil.

O sistema também informa a nota de corte, atualizada diariamente, de cada curso. O estudante precisa ter pontuação igual ou maior que a nota de corte para obter vaga.
O candidato poderá modificar sua inscrição todas as vezes que quiser, mas o último apontamento é o que vale. Só no fim de cada uma das etapas é que o aluno saberá se obteve uma vaga.

O MEC (Ministério da Educação) aconselha os alunos a consultarem o sistema diariamente, pois a classificação é atualizada de acordo com a inscrição dos alunos. Assim, se no início de uma etapa um estudante apresentou nota para vaga em um curso, a situação pode mudar no futuro. Outro estudante, com pontuação maior, se candidatar para o mesmo curso e ficar com a vaga em disputa.

Confira o calendário de inscrições para concorrer a vagas pelo Sisu, lembrando que os pedidos devem ser feitos até 23h59 do último dia de prazo em cada etapa:

Primeira etapa

Inscrições: de 29 de janeiro até 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrícula: de 8 de fevereiro a 12 de fevereiro

Segunda etapa

Inscrições: de 15 de fevereiro a 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: de 23 de fevereiro a 26 de fevereiro

Terceira etapa

Inscrições: de 1º de março até 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrícula: de 9 de março a 12 de março

(Portal R7)