Muita gente já começou a contagem regressiva para o Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro, e não vê a hora de curtir bons momentos de folia no litoral cearense ou de se refugiar em algum cantinho do Interior. Os Municípios já começaram a planejar suas festas. Dá para comemorar ao som de axé e forró, mas tem também opções de marchinhas, blocos de rua e grupos de baile. Quem deseja passar o Carnaval na praia ou na serra tem diversão garantida.

Em Paracuru, por exemplo, a Prefeitura espera em torno de 150 mil pessoas. “No Réveillon, tivemos 100 mil pessoas na cidade. Era muita gente, pois nossa população é de 32 mil habitantes“, ressaltou Davi Nunes, secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Ele avisa que o Município está programando uma grande festa. com um palco na praia e shows à noite com bandas regionais.

Em Sobral, é possível assistir aos desfiles de escola de samba no domingo e na segunda-feira. De acordo com Alexandro Moraes, gerente de eventos de Sobral, a cidade fica tranquila no Carnaval. No Crato, a opção é o tradicional Desfile das Virgens, no qual os homens se vestem de mulher. “São mais de três mil virgens na rua desfilando. A gente fica satisfeito por manter essa tradição. Todo mundo sai pras rua pra esperar“, ressalta a secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo.

Hospedagem –  Em algumas cidades, pousadas e hotéis já não têm mais vagas. O hotel Dunas de Paracuru já está com 100% de ocupação para a temporada. “Há mais de dez dias, o hotel já estava cheio. São 32 apartamentos, entre duplos, triplos e para mais pessoas. Temos capacidade para 80 a 90 pessoas“, diz o gerente João Rocha de Freitas.

Em Camocim, a pousada Recanto do Mar, que fica na praia de Maceió, todos os 40 apartamentos estão reservados desde o ano passado. Segundo o proprietário, Judivam Arruda de Sousa, a pousada tem capacidade para 200 pessoas.

FESTAS NO INTERIOR

CAMOCIM

Camocim

> A programação começa na sexta-feira. Do meio-dia às 16 horas, haverá bandas de frevo na Ilha do Amor. À tarde, tem mela-mela na Pracinha do Amor.

> A cada noite haverá três shows, na praça Odus, incluindo bandas locais, baianas e de forró elétrico. Na sexta-feira, a partir das 22 horas, tem encontro de blocos com trio elétrico. De dia, os foliões poderão curtir o Carnaval na praia do Maceió e no lago. Durante a noite, haverá espaços com música eletrônica.

PARACURU

Paracuru

> Começa na sexta-feira e termina apenas na quarta-feira de Cinzas. A partir do meio-dia, na praça do Farol, vai ter um palco na praia com bandas e espuma, até as 19 horas.

> A partir das 21 horas, no palco principal, na praça de eventos, haverá bandas de forró e outros ritmos de renome regional. Em torno de 25 blocos de Carnaval desfilarão a partir das 17 horas, saindo da praça do Gazeza, em direção ao Centro, puxada pela banda de música do município.

ARACATI

Aracatí

> A festa será de sexta-feira (12.02) até terça-feira. (16.02). Pela manhã, haverá Carnaval na praia de Majorlândia e, à noite, terá Carnaval de trio na avenida Principal.

> De domingo a terça-feira, será realizado o Carnaval cultural no Centro Histórico, com blocos, maracatus e bandas de marchinhas com bonecos gigantes. A festa será ao som de muito axé e suingueira.

SOBRAL

Sobral

> Serão quatro dias de festa nos distritos pela manhã: dois na Taperoaba, um dia no Aracatiaçu e outro no Jaibara.

> Como já é tradição, haverá desfiles de rua, no domingo e segunda-feira, começando às 19 horas, com a primeira escola saindo ao lado do Centro de Convenções. Ao todo, serão sete escolas.

VIÇOSA DO CEARÁ

Viçosa do Ceará

> No mesmo formato dos anos anteriores, Viçosa do Ceará traz o Festival de Ritmos. De 13 a 16 de fevereiro, haverá programação no Pólo Turístico Igreja do Céu, com axé, marchinhas, frevo, brega, entre outros.

> Para agradar pessoas de todas as idades haverá apresentações musicais no estilo Anos 60 e banda de baile.

GUARAMIRANGA

Guaramiranga

> O Festival de Jazz &Blues continua a dar o tom do carnaval de Guaramiranga, que será de 13 a 16 de fevereiro. A venda de ingressos para as apresentações no Teatro Municipal Rachel de Queiroz começam hoje, 25 de janeiro.

> Dos mais de 20 shows, 12 acontecerão no teatro. Todo o restante da programação será de livre acesso. Informações sobre o Festival: (85) 3262 7230. Site www.jazzeblues.com.br

CRATO

Crato

> Na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, haverá o tradicional Desfile das Virgens, no qual homens de todas as idades se vestem de mulheres. A concentração será às 16 horas, saindo pelas ruas, a partir das 17 horas, rumo ao Centro Cultural do Araripe.

(O Povo Online)