Uma nova mensagem de e-mail em circulação na internet e que é falsamente atribuída ao banco Bradesco pode levar o internauta a instalar um programa malicioso capaz de roubar senhas.

A mensagem, que tem como assunto “Instalação / Atualização – Dispositivo de Segurança” e é assinada por “infoemail@bradesco.info.com.br”, convida o usuário a instalar um “componente de segurança” que supostamente detectaria “softwares maliciosos”.

Analisada pelo delegado José Mariano de Araújo Filho, da Delegacia de Crimes Eletrônicos da polícia civil de São Paulo, a mensagem revelou que o remetente é, na verdade, um endereço do provedor Terra, e o link para download aponta para o servidor “www.seguroecompleto.com”, registrado na Ilha da Madeira (Portugal) e sem vínculo com o banco.

Araújo ressalta que antivírus não foram capazes de detectar o programa baixado como suspeito, o que eleva o risco da ameaça.

Em sua página na internet, o banco Bradesco aconselha os internautas a ter “cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados”. Nesse caso, afirma, “é mais seguro deletar e-mails, quando não forem solicitados ou quando você não tiver certeza de que procedem de fonte confiável”.

(IDG Now)

Anúncios