De amanhã até o dia 3 de janeiro, o sistema bancário estará fechado para o público. Desta forma, algumas regras devem ser observadas pelos usuários. A mais importante delas, segundo o presidente da Associação dos Bancos do Estado do Ceará (Abance), Francisco José Matheus, é em relação ao pagamento de contas, como as de água, luz, TV a cabo, cartões de crédito ou carnês de prestação.

“O cidadão pode pagar a conta no dia 4 de janeiro, livre de juros e multas. Mas se passar deste prazo, pagará os juros acumulados desde a data do vencimento“, lembra Matheus.

Uma forma de evitar problemas é pré-agendar os pagamentos. O processo pode ser realizado antes e durante o feriado. Muitas pessoas viajam e podem planejar a quitação das obrigações antecipadamente. Basta avisar ao banco, via homebanking, o dia em que deseja o débito e ter saldo suficiente na conta.

Mas o presidente da Abance faz uma ressalva importante sobre as transações agendadas. “Durante o feriado bancário, entre os dias 31 e 3 de janeiro, não haverá serviços de compensação“, avisa.

Isto quer dizer que transferências, depósitos através de DOC bancário e de Transferência Eletrônica de Débitos (TED), não ocorrerão neste período. Tudo será liberado apenas no primeiro dia útil do ano, dia 4 de janeiro.

O diretor de comunicação da Caixa, Wellington Nunes, explica que a inexistência de cobrança de multas ou juros para contas pagas no primeiro dia útil do ano, e que tenham vencido dentro do prazo de paralisação bancária, é uma determinação do Banco Central do Brasil. “O boleto com vencimento neste prazo e pagos logo no dia subsequente ao feriado não podem ter qualquer multa. O cliente deve ficar atento“, ressalta.

Porém, se depender do vendedor Ismael Silas, ao lado de seu pai, o funcionário público Frederico Sérgio, o início de ano será sem qualquer dor de cabeça, pelo menos quanto às dívidas. “Já quitei todas as contas. Luz, água, boletos, tudo está pago“, declarou Silas, que foi a uma agência da Caixa, ontem, apenas para desbloquear um cartão. A operação de caixas eletrônicos e correspondentes bancários durante o feriado será normal. “Estamos presentes em 115 casas lotéricas e em cinquenta estabelecimentos como supermercados e farmácias.

(O Povo Online)