RIO – A surpreendente morte de Michael Jackson levou o astro pop ao topo das estatísticas de todas as principais ferramentas de busca em 2009. A curiosidade para descobrir o que havia ocorrido com o cantor em suas últimas horas de vida no dia 25 de junho, a celebração de seu legado musical, o enterro transformado em espetáculo e o filme com os ensaios para o que seria sua última turnê fizeram com que Jackson acabasse com quatro anos seguidos de liderança de Britney Spears nos rankings do Yahoo nos EUA, por exemplo. (Leia também: Twitter é a ‘palavra do ano’ na língua inglesa, diz pesquisa )

O Yahoo trouxe outras novidades neste ano. “Twilight”, nome original da saga Crepúsculo, ficou em 2º lugar, e a atriz Megan Fox, novo símbolo sexual de Hollywood, ocupou a 4ª posição. O 3º lugar ficou com a tradicional WWE (World Wrestling Entertainment), a luta-livre tão popular nos EUA. Britney Spears despencou para a 5ª posição.

A lista do Google, que considera buscas feitas em todo o mundo, também traz Jackson no top, mas nos brinda com sites de origens mais variadas. Curiosamente, na 10ª posição está a expressão “torpedo grátis”, obra de brasileiros querendo economizar em suas contas de celular. Em 2º lugar vem o Facebook, seguido por Tuenti (rede social espanhola), Twitter, sanalika (site turco), new moon (novo filme da série Crepúsculo), lady gaga, windows 7 e dantri.com.vn (site vietnamita).

No Bing, da Microsoft, o Top 10 ficou assim: Michael Jackson, Twitter, Swine Flu, Stock Market, Farrah Fawcett, Patrick Swayze, Cash for Clunkers, Jon and Kate Gosselin, Billy Mays e Jaycee Dugard.

(Tecnologia – O Globo Online)

 

Anúncios