SÃO PAULO, 27 de novembro de 2009 – A Volkswagen anunciou que manterá sua trajetória de crescimento no Brasil nos próximos anos e para isso, investirá um total de R$ 6,2 bilhões no País entre 2010 e 2014. Os aportes serão destinados para a ampliação da linha de produtos e o aumento da capacidade produtiva.

“Com estes investimentos o Grupo Volkswagen fortalecerá de forma sustentável a sua posição de liderança competitiva no Brasil”, disse Prof. Dr. Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen. “O Brasil é um dos nossos mercados em crescimento mais importantes no mundo, onde esperamos aumentos significativos da demanda nos próximos anos. Por isso estamos agora adequando a nossa capacidade produtiva”, continua Winterkorn.

“Neste ano cresceremos significativamente no Brasil e ganharemos participação de mercado. O nosso objetivo é vender um milhão de veículos por ano no Brasil até 2014, dando assim uma importante contribuição ao sucesso da estratégia do Grupo Volkswagen até 2018”, disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Os investimentos serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos e à ampliação da capacidade das fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e de motores em São Carlos. Com uma capacidade produtiva de 3.000 veículos por dia, a Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos do País.

Além disso, com 600 concessionárias, a Volkswagen dispõe da maior rede de revendas da indústria automobilística brasileira. Desde 2005 as vendas da Volkswagen do Brasil cresceram em torno de 70%, para cerca de 585.000 unidades em 2008. Em 2009, a empresa atingirá no País uma produção em torno de 800.000 veículos.

No contexto da sua ofensiva de produtos, a Volkswagen lançará 28 novos produtos no Brasil em 2009 e 2010. Nos últimos dois anos, a Volkswagen renovou completamente a sua linha de produtos, com a introdução do Novo Gol, Nova Saveiro, Voyage, Novo Fox e Novo CrossFox, que chegará às revendas em dezembro. O mercado brasileiro também passou a contar com novos modelos importados, como o Passat CC, Eos e Tiguan.

As vendas de carros da marca Volkswagen atingiram cerca de 527.000 unidades nos primeiros dez meses de 2009, um aumento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação de mercado da marca nesse segmento cresceu em 1,7 ponto percentual, para 25,7%. Depois da China e da Alemanha, o Brasil é o terceiro maior mercado para o grupo Volkswagen.

(Redação – Agência IN)