A revista Vida Simples deste mês traz uma reportagem muito interessante sobre joias raras encontradas nas florestas brasileiras. Tratam-se de frutas pouquíssimo conhecidas mas que, comprovadamente, proporcionam benefícios à saúde. Aqui no Sul algumas delas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Confira:

TUCUMÃ

Onde é encontrado: Amazônia.

Características: A fruta é amarela quando madura e tem a polpa bem carnuda. Apesar de ser comum em doces e sorvetes, seu sabor combina em receitas salgadas.

Propriedades: O fruto tem grande valor nutritivo e é rico em fibras. Como possui bastante proteína, é altamente energético.

CAMBUCI

Onde é encontrado: Mata atlântica.

Características: Parente da goiaba e da pitanga, a fruta é uma baga verde – mesmo madura – com sabor intenso, doce e meio ácido. Em extinção, hoje só é encontrado em algumas cidades próximas a São Paulo ou em Teresópolis (RJ). É consumido principalmente na forma de suco, sorvetes e em cachaças.

Propriedades: Rico em vitamina C, possui agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem radicais livres, retardam o envelhecimento e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

CAJÁ

Onde é encontrado: Nordeste.

Características: Alaranjado ou avermelhado, tem a casca lisa e fina e sabor agridoce marcante. O cajá tem a polpa suculenta e é bastante usado em sucos, batidas licores e sorvetes.

Propriedades: Rico em fibras e boa fonte de minerais e de ácido elágico. Essa substância, responsável pela coloração vermelha das frutas, é capaz de prevenir o envelhecimento precoce de células e também a formação de tumores.

MANGABA

Onde é encontrado: Nordeste.

Características: Amarelada, tem formato arredondado, polpa branca e gosto bem doce e exótico. Seu consumo é disseminado no Nordeste (Sergipe é o principal produtor), onde é bastante usada para fazer sucos, sorvetes e doces.

Propriedades: Possui grandes quantidades de vitamina C e ferro – é, aliás, uma das frutas mais ricas nesse mineral.

ABIO OU ABIU

Onde é encontrado: Em todo o Brasil, sobretudo na Amazônia.

Características: Com casca amarela e de formato arredondado, tem uma polpa bem gelatinosa, com sabor delicado e doce.

Propriedades: Tem boas quantidades de vitaminas (A, B e C) e também de minerais, como cálcio fósforo e ferro. É um ótimo anti-inflamatório e combate a anemia.

Fonte:   http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&&template=3948.dwt&section=Blogs&post=250575&blog=606&coldir=1&topo=4254.dwt&espname=donna