A expansão nos shoppings de Fortaleza evidencia o momento favorável do varejo cearense. No ano de 2009 o setor ganha 108 novas lojas. Não é difícil observar vários tapumes nos corredores desses empreendimentos indicando que mais unidades em breve serão abertas. Somente em cinco dos grandes shoppings consultados, foram inaugurados somente este ano, 94 novos estabelecimentos. Há previsão de mais 14 lojas começarem a funcionar até dezembro, seis estão em obras e oito em processo de negociação. Os ramos de atividades são variados: moda esportiva e feminina, decoração, celular, livros, remédios, alimentação, entre outros.

No Iguatemi, um dos maiores shoppings da Capital, já forma inauguradas neste ano 11 lojas. Até novembro, seis novas unidades serão entregues e existem mais duas sem previsão de entrega. Entre as que entraram em funcionamento estão: Animale, Kalvin Klein, Tommy, Handara, Extra Farma, Livraria Saraiva e Mr. Pizza. Em obras, a Langraf, Mr. Cat, Francesca Romana Diana, Casa dos Relojoeiros, Sport´s Center e C&a – todas com previsão de entrega até 20 de novembro.

Nos empreendimentos Jardins Open Mall e Dom Luiz, entraram em funcionamento seis novos estabelecimentos comerciais. No primeiro, as lojas Vereda Senorita e NG(moda feminina); e VO2 (moda esportiva. Já no segundo, aparecem a Farmafórmula (farmácia de manipulação), Spilicute e Dogana (moda feminina).

O shopping Aldeota inaugurou este ano 13 lojas e tem mais oito em processo de negociação, com previsão de abertura até dezembro. Entre as novidades, a Luz e Cheiro (decoração), a Scarpiera (moda jovem), Galáxia (games), Senior for Men e Domani (moda masculina), Eco Wash (lava jato), Telecell (celulares e acessórios), Mahogany (perfumaria e cosméticos), entre outras marcas.