Por iniciativa do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, recebe na próxima segunda-feira, 19/10, às 19 horas, no Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa, o Título de Cidadão Cearense.

Economista e Administrador de Empresas graduado pela Universidade de São Paulo (USP, 1965) e pela Universidade Mackenzie (1966), respectivamente, com especialização (FIPE-USP, 1976), mestrado (CAEN-UFC, 1978), doutorado (USP, 1988) e pós-doutorado (Universidade Paris XIII, 1996), Roberto Smith nasceu em São Paulo, no ano de 1942, mas mora em Fortaleza com a família desde 1977. Sua família paterna tem fortes ligações com o Nordeste, tendo emigrado para a capital cearense durante a seca de 1915.

Atualmente, além de presidir o BNB, Roberto Smith acumula ainda as funções de presidente da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide) e a vice-presidência do Conselho de Administração do BNB.

Para o deputado Dedé Teixeira, autor do Projeto de Lei que instituiu a concessão do título, além de homenagear a trajetória técnica de Roberto Smith como economista, administrador e professor, ?o Estado do Ceará faz justiça a uma personalidade que, à frente do BNB desde o início do Governo Lula, vem ajudando a mudar a realidade social e econômica da região Nordeste, e por consequência do Ceará. Para isso, basta ver o desempenho da instituição no primeiro semestre de 2009, que superou em muito o do ano passado. Em pleno cenário de crise econômica, ele deu uma lição de como é possível promover desenvolvimento com responsabilidade e respeito ao patrimônio público.

Fonte: Antônio Viana Online