Diante das reais chances de o deputado federal Ciro Gomes ser candidato à Presidência, a prefeita Luizianne Lins admite, em tom cauteloso, que o PT pode disputar com Cid Gomes o Governo do Estado

O apoio da prefeita Luizianne Lins (PT) e do PT à reeleição do governador Cid Gomes (PSB) já não é mais uma certeza. Por conta da possibilidade de o deputado federal Ciro Gomes (PSB) ser candidato à Presidência da República, a petista garante & com a segurança de quem, em pouco tempo, assumirá o comando estadual da sigla -que o PT poderá ter candidatura própria no Ceará.

O motivo da possível reviravolta no cenário político local seria a necessidade de garantir um palanque forte para a candidata do presidente Lula à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

A declaração de Luizianne foi dada ontem, com exclusividade ao O POVO, após evento realizado no conjunto habitacional Maria Tomásia. Apressada, a prefeita decidiu conceder a entrevista dentro do carro oficial. Acompanhe abaixo os principais trechos.

O POVOCom a possibilidade de o deputado federal Ciro Gomes sair candidato à Presidente República, o PT do Ceará pode ter candidatura própria?
Luizianne Lins – Bom, nós estamos trabalhando com dois cenários. O primeiro cenário é o nosso desejo de confirmar o apoio ao governador e candidato Cid Gomes. Desde que haja a garantia de que o próprio PSB vai ajudar a gente a constituir um palanque pra Dilma aqui no Ceará. Caso isso não ocorra, ou seja, caso fique muito difícil essa situação, nós não podemos descartar o cenário B. O cenário B seria o PT ter candidatura própria no próximo ano. Particularmente não tenho nenhum interesse, não serei candidata à sucessão do governador Cid Gomes, inclusive por uma questão de lealdade ao governador. Mas, depois das eleições do PT, caso eu seja realmente eleita presidente a partir de novembro, nós vamos discutir uma nova estratégia, porque de fato, o que nós queremos e o que nós achamos que seria melhor para o Brasil e para o Ceará seria o então candidato Ciro Gomes ser candidato realmente a governador de São Paulo, até porque eu não acredito que ele esteja preparado para governar o Brasil.

OP – Quem a senhora acredita que tem potencial de se candidatar ao Governo pelo PT aqui no Ceará ?
Luizianne – Como isso daí não é a nossa estratégia prioritária, ainda não fizemos esse debate interno no partido.

OP – Prefeita, o governador Cid Gomes tem ciência dessa posição da senhora?
Luizianne – Entenda, o Ciro sendo candidato, pode ter o plano A e o plano B. O Ciro não sendo, nós iremos somente para o plano A. Então, não é automático: o Ciro ser candidato e a gente sair com candidatura ao Governo. Isso vai depender da possibilidade de disputa no Ceará da candidatura da ministra Dilma. Nós não podemos colocar em risco a continuidade do projeto popular iniciado pelo presidente Lula. Temos de montar esse palanque, mesmo o Ciro sendo candidato a presidente. O governador sabe (dessa posição) e eu já tive a oportunidade de comunicar a ele que existiam esses dois cenários.

OP – A senhora falou que Ciro não está preparado para governar o Brasil. Baseada em que a senhora afirma isso?
Luizianne – Baseada na forma que ele se comporta e também nos projetos, que foram muito incipientes. Eu acho que ele não teve começo, meio e fim em nada. Acho que falta consistência política. Tem que ter gente com muita sensibilidade, menos truculência, mais educação e com mais permeabilidade e flexibilidade para poder entender a movimentação de um País do tamanho como esse.

Leia a íntegra da entrevista em www.opovo.com.br/conteudoextra

Fonte: O Povo Online