Pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS mostra que a maioria dos gaúchos é a favor do impeachment da governadora Yeda Crusius. Entre os entrevistados, 62% são favoráveis ao impeachment, contra 22% que se dizem contra o afastamento da governadora, conforme números divulgados na edição desta segunda-feira do jornal Zero Hora, que tem circulação no Rio Grande do Sul.

O governo estadual é considerado ruim ou péssimo por 64% dos entrevistados, enquanto 24% o consideram regular e 11% ótimo ou bom. Já o desempenho de Yeda é desaprovado por 74% dos entrevistados contra 19% dos que o aprovam.

Em relação às suspeitas de envolvimento de Yeda em desvio de recursos do Detran, 29% responderam que consideram as denúncias totalmente verdadeiras e 39% mais verdadeiras que falsas.

Suspeitas – A governadora enfrenta denúncias de participação em um suposto esquema de fraudes no Detran-RS e da prática de caixa dois na campanha eleitoral de 2006.

O MPF (Ministério Público Federal) no Estado ajuizou ação de improbidade administrativa contra a governadora e mais oito pessoas acusadas de envolvimento no esquema.

O pedido de impeachment será analisado por uma comissão especial da Assembleia Legislativa, composta por 17 deputados da base governista e 12 da oposição.

O parecer final da comissão será  submetido à votação do plenário da Casa, que tem 55 deputados. Somente após passar por esta fase começa o processo de produção de provas, com depoimentos e julgamento.

Fonte: Diário do Grande ABC