A longa espera dos candidatos está chegando ao fim. Os concursos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC) estão bem próximos de serem retomados. Interrompidas por problemas jurídicos, as duas seleções caminham para um desfecho favorável para os concurseiros. A expectativa é maior no caso do concurso para agentes de trânsito da AMC. Na última semana, o promotor de Justiça Pedro Casemiro Campos, do Ministério Público do Ceará, que investigava as supostas fraudes de candidatos durante a realização do concurso (motivo esse que causou a suspensão temporária da seleção) ofereceu denúncia contra os cerca de 20 candidatos que fraudaram as provas e isentou de culpa a organizadora do concurso, o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh).

“Isso quer dizer que essas pessoas denunciadas vão ser excluídas do concurso e agora nós já podemos retomar essa seleção, com a publicação dos editais para muito em breve”, afirma o procurador-geral de Fortaleza, Martônio Mont’alverne, que não quis dar um prazo exato para essa retomada. De acordo com o Imparh, o cronograma com as datas para a continuidade da seleção deve ser divulgado no site do Instituto (www.imparh.ce.gov.br) no início dessa semana.

“É muito provável que nós estejamos chamando os candidatos nas próximas semanas para realizar as avaliações físicas e o curso de formação, que são as etapas finais que estão pendentes para o fim dessa seleção”, afirmou o assessor jurídico do Imparh, Paulo Rolim.

Já sobre o concurso para analistas e técnicos do TRE, que teve o edital suspenso em novembro do ano passado, enfim caminha para a etapa final da investigação, que está sendo conduzida pelo Juiz Federal, titular da 1ª vara, Luís Praxedes Vieira da Silva. Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, o juiz deve emitir uma sentença até o final de novembro próximo. Diante disso, o presidente da comissão do concurso do TRE, Jarbas Marinho, acredita que após essa sentença e passado o período de recursos dessa decisão a seleção possa finalmente ser retomada. “Estimo que, no máximo, teremos o relançamento desse edital no primeiro semestre de 2010”, avalia.

SERVIÇO – Acompanhe novidades sobre o concurso do TRE pelo site http://www.tre-ce.gov.br. Todos os informes sobre o concurso da AMC serão publicados no site do Imparh: www.imparh.ce.gov.br

Fonte: O Povo Online