O presidente Lula e Pelé foram os principais cabos eleitorais do Rio
O presidente Lula e Pelé foram os principais cabos eleitorais do Rio

O Rio de Janeiro venceu Madri por 66 a 32 no último turno de votação para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, eleição realizada nesta sexta-feira (2) em Copenhague, na Dinamarca.  

Apontada como favorita antes do início da votação, a candidatura carioca só não venceu a primeira votação, que foi bastante equilibrada: Madri levou a melhor, com 28 votos, contra 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago, que foi eliminada.

Na segunda etapa, o Rio “herdou” a maior parte dos votos de Chicago e assumiu a primeira posição, com 46 votos, contra 29 de Madri e 20 de Tóquio.

Com mais quatro votos, a candidatura carioca já teria conseguido a vitória por maioria de votos, mas foi necessário um terceiro turno, apenas com os dois mais votados. Então, o Rio disparou na preferência do colégio eleitoral, com 66 votos, contra 32 da campanha espanhola.

presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, acha que a vantagem simboliza que o Rio convenceu a todos de que pode organizar uma boa Olimpíada.

– Faltaram poucos votos para vencer já na segunda eleição.

Esta foi a terceira candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos. Nas anteriores, para as edições de 2004 e 2012, a cidade foi eliminada antes mesmo de chegar à votação final.

Fonte: R7