Chagas Mesquita (PSDB), prefeito de Santa Quitéria (a 222 quilômetros de Fortaleza), foi o primeiro prefeito, eleito em 2008, cassado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
A sentença foi definida ontem, por quatro votos contra dois, durante a sessão do TRE. A Prefeitura de Santa Quitéria, após a publicação da decisão da Corte, ficará sob os cuidados do presidente da Câmara Municipal, José Francisco de Paiva (PSDB). O TRE terá cerca de 20 a 40 dias para convocar novas eleições no Município.
Chagas Mesquita teve seu mandato cassado, em primeira instância, em maio deste. O Ministério Público, em Santa Quitéria, apresentou denúncia de que o prefeito teria recorrido a compra de votos, nas vésperas das eleições municipais do ano passado.
Um carro particular, com documentos de Chagas Mesquita, foi apreendido por uma blitz do TRE. Uma quantia, em espécie, de R$ 13.384 foi encontrada dentro do veículo. Havia também uma lista com nomes de eleitores e benesses que, supostamente, cada eleitor deveria receber em troca do voto.
Entre os “agrados”, havia dentaduras, pneus de bicicleta e botijões de gás, além de consultas médicas e obturações dentárias. Depois da decisão em primeira instância, houve recurso ao TRE, que, ontem, decidiu pela manutenção da cassação.
De acordo com o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, o prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o procurador destaca que o recurso não terá efeito suspensivo – ou seja, ele terá de recorrer fora do cargo, a não ser que consiga liminar no TSE, o que Alessander avalia como improvável.
Fonte: O Povo Online
Mais do que certo essa cassação,pois compra de votos é crime!
Esta certissimo ser cassado e não mais exersse o cago,pois compra de voto é crime!
Nota 10:00
A CASA CAIU IRMÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O TRE/CE; cassou o mandato do prefeito de Santa Quitéria. O Prefeito foi acusado de haver comprado votos para conseguir elerger-se no pleito de 2008. As atenções de muitos aracatienses agora se voltam para o julgamento do Recurso interposto contra a expedição do Diploma do Prefeito EXPEDITO FERREIRA DA COSTA, de ARACATI-CE. O Processo esteve em PÁUTA de Julgamento e por várias vezes com data marcada para ser julgado. Embora contrariando o acordo firmado entre os Avogados Maia Pinto e Vicente Aquino, o Juiz Emanuel Leite Albuquerque solicitou a retirada de pauta do citado recurso, o que foi prontamente atendido pela Corte do TRE. E agora José……
Este senhor Francisco Chagas Mesquita já deveria estar atrás das grades. Que belo país este que aplaude os bandidos de colarinho branco. Aonde está o TRE? E o CID Gomes livrando a cara do cidadão (trocas de gentilezas).
MARTINOPOLE ESPERA QUE O TRE/CE FAÇA O MESMO QUE FEZ COM ESTE PREFEITO DE SANTA QUITERIA E CASSE O DIPLOMA ENTREGUE A PESSOA DE NOME FONTELE QUE COMEU O MESMO CRIME ELEITORAL, E TUDO DE PORTAS ESCANCARADA, MAS QUE A JUSTIÇA LOCAL NÃO TEVE AUTONOMIA A CASSA=-LO PELO AIJE, TALVEZ DEVIDO ESMERINDO ARRUDA TER CAIDO E VOLTADO, DAÍ PRESSIONADO NOSSOS JURISTAS, QUE VIRAM QUE A LEI É MUITO FRAGIL, AINDA.