Foto: Internet
Foto: Internet

Enquanto as obras do Metrofor se arrastam há mais de uma década, o Metrô do Cariri já tem data para sua inauguração: dia 24 de novembro. Nessa data, o governador Cid Gomes inaugurará 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações do metrô que liga Juazeiro do Norte a Crato. A previsão é que o Metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia.

O projeto contou com investimentos próprios do Estado, que somaram R$ 25,1 milhões. O percurso entre as duas cidades será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs), que foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Eles foram os primeiros trens de passageiros construídos na América Latina em 20 anos. O trem é formado por dois carros equipados com ar condicionado, com capacidade para transportar 330 passageiros e com velocidade de 60 km/h.

O Metrô do Cariri percorrerá as estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.

Novo modal – O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, diz que o Metrô do Cariri tem todos os elementos para se tornar o vetor estruturante do transporte público urbano de passageiros na região do Cariri.

“O Metrô do Cariri foi concebido para ser integrado com os demais modais de transporte público de passageiros que permearão uma rede capilar nos demais bairros, principalmente nos municípios do Crato e Juazeiro”, diz.

Fonte: Diário do Nordeste