A nova previsão da Secretaria de Infraestrutura para a conclusão do metrô de Fortaleza é 2011. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (16). Hoje os deputados da comissão especial de monitoramento das obras do PAC no Ceará foram ao canteiro do Metrofor e acompanharam a execução do projeto, que se arrasta há mais de uma década.

Em janeiro de 1999 os moradores de Fortaleza começaram ver na cidade o início das obras do Metrofor. Na época, a previsão era de que a primeira etapa do projeto fosse concluída em 11 meses e que o metrô fosse entregue em 2002. Depois de quase 7 anos do prazo final, a população ainda espera que o sistema comece a funcionar.

Ao longo desse período, o projeto passou por contingenciamentos, cortes orçamentários e paralisação dos trabalhos que, desde 2007, foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento. Por causa disso, nesta quarta-feira, uma comissão da Assembleia Legislativa, responsável pelo monitoramento das obras do PAC no Estado, visitou o canteiro de obras do metrô.

Lá os deputados tiveram respostas positivas para a população cearense. A previsão de ordem agora é acelerar os trabalhos. A previsão da Secretaria de Infraestrutura é de que as obras civis sejam concluídas em julho de 2010 e que o metrô esteja operando, comercialmente, em meados de 2011.

Fonte: Portal Verdes Mares