A bancada cearense na Câmara Federal decidiu manifestar apoio ao governador Cid Gomes na defesa da divisão dos recursos do Pré-Sal entre os estados. Em reunião nesta sexta-feira, 11, líderes e governador se reuniram para discutir a proposta do Governo Federal para a distribuição dos royalties do Pré-Sal que tramita no Congresso Nacional, bem como a recuperação de rodovias e a emenda 29 (recursos para a saúde).

Para o deputado federal José Guimarães seria justo adotar critérios para diminuir as desigualdades regionais. O deputado Raimundo Gomes de Matos defende que sejam utilizados os mesmo critérios de outros fundos de repasses constitucionais como é o caso do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em relação ao Pré-Sal.

De acordo com deputado Eunício Oliveira, não faz sentido que estados que concentrem grandes riquezas no agronegócio, no setor industrial e na geração de empregos, fiquem com maior parcela dos recursos do petróleo. Já o senador Inácio Arruda afirmou que não pretende prejudicar os estados futuros exploradores do pré-sal – Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. “O que queremos é uma parcela maior para dividir com todos os estados”, sintetizou.

Fonte: O Povo Online