Em Fortaleza (CE), o comércio será obrigado por determinação judicial a fechar as portas no dia 7 de setembro, feriado do Dia da Independência. O desfile comemorativo à data ocorre na avenida Beira Mar. Veja o que abre e o que fecha na capital cearense.

Bancos – As agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 7 de setembro (segunda-feira). Na sexta-feira (4), os estabelecimentos funcionam normalmente, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês com vencimento em 7 de setembro podem ser pagos no dia 8 (terça-feira), sem incidência de multa.

Lojas- Todos os estabelecimentos do Estado fecham no dia 7 de setembro. A determinação é judicial e quem descumprir fica passível à aplicação de multa. No final de semana, expediente usual de 8h às 18h. Contudo, aos domingos, é necessário acordo entre patrão e funcionário por conta da lei municipal aprovada no primeiro semestre que regulamenta o comércio em Fortaleza.

Shoppings- Na segunda-feira, nos cinco maiores shoppings (Iguatemi, North Shopping, Aldeota, Benfica e Del Paseo) funcionarão apenas os cinemas e praças de alimentação. Já no sábado e domingo, funcionamento habitual das 10h às 22h.

Mercado Central- Os boxes dos artesãos funcionam no final de semana, das 8h às 18h. Entretanto, fecham na segunda-feira e só retomam os trabalhos na terça.

Saúde- Os hospitais públicos ficarão abertos em esquema de plantão durante todo o feriado prolongado.

Fonte: Portal Terra