O Índice Geral de Cursos (IGC), é um indicador de qualidade de instituições de educação superior. O IGC sintetiza, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC. Os resultados possibilitam análises comparativas de desempenho por organização acadêmica (universidades, centros universitários e outros), por UF e região geográfica, por categoria administrativas (federais, estaduais, municipais e privadas).

RANKING IGC (Índice Geral de Cursos)
Aqui o ranking IGC atualizado das Universidades, Centros Universitários, Faculdades e institutos. (em formato PDF). Ano 2009, ref. IGC 2008

IGC 2008 (TRIÊNIO 2006-2007-2008)

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é, pela segunda vez, a melhor universidade do país, de acordo com o IGC de 2008. A instituição obteve desempenho 5 e pontuação contínua de 439. Esse é o segundo ano em que o índice de qualidade de instituições de ensino superior público e privado é divulgado pelo MEC.

Vele lembrar que a USP e a Unicamp não participam do índice (por serem estaduais, a participação era opcional), caso participassem seriam 1º e 2º respectivamente, ambas são incontestavelmente as duas melhores Universidades do Brasil.

Apenas 1% das faculdades, universidades e centros universitários do país conseguiram nota máxima em avaliação do MEC, de acordo com o IGC de 2008, 21 das 2.001 instituições conseguiram o conceito 5, que é o melhor.

Com notas ruins, conceitos entre 1 e 2, ficaram 29,4% das instituições – 588 das 2.001 faculdades. Delas, 570 tiraram notas 2, e 18, nota 1. Nove instituições estão sob a mira do MEC, porque tiraram nota insatisfatória no IGC, por dois anos consecutivos, o desempenho dessas escolas foi inferior ao esperado. Uma delas, inclusive, já foi descredenciada – a Faculdadade Cidade de João Pinheiro, de Minas Gerais, completam a lista:

  • Centro de Ensino Superior de Valença – RJ
  • Escola Superior de Agronomia de Paraguaçú Paulista – SP
  • Faculdade de Educação Física de Foz do Iguaçu – PR
  • Esefap (Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista) – SP
  • Faculdades Integradas da Terra de Brasília – DF
  • Faculdades Integradas Espírita – PR
  • Instituto de Ensino Superior Materdei – AM
  • Universidade Ibirapuera – SP

Fonte: Webmais.com

Anúncios