A pesquisa sobre as melhores universidades do mundo, pela Webometrics, aponta a Universidade de São Paulo, USP, como a 38ª melhor universidade do mundo, além de estar no topo da lista das melhores da América Latina.

Os primeiros lugares no ranking das melhores são ocupados por três instituições americanas. São elas: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e a universidade de Stanford.

A pesquisa, realizada pelo Ministério da Educação da Espanha, analisou 17 mil instituições de ensino de todo o mundo e classificou apenas seis mil para a etapa final.

A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, foi a segunda brasileira a aparecer na lista. Ela ocupa a 115ª posição entre todas do mundo. A próxima instituição brasileira a aparecer no ranking é a Universidade Federal de Santa Catarina, a  UFSC, que fica em 134º lugar. Constam ainda na listagem: UFRS em 152º lugar, UFRJ em 196º,  UNB em 204º, UFMG em 241º, UNESP em 269º, UFPR em 352º, PUC Rio em 354º, UFRN em 419º e UFBA em 422º lugar.

O ranking é renovado de seis em seis meses e de acordo com a lista emitida anteriormente, a USP subiu  49 posições em relação à edição de janeiro de 2009. A universidade também aparece em outro tópico de pesquisa. O Ranking of World Repositories Top 300 Institutions, que classifica as instituições considerando suas bibliotecas digitais de dissertações e teses apontam a Universidade de São Paulo como ocupante do 57º lugar.