Adotar uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos é fundamental para conquistar uma pele mais jovem e bonita. Maus hábitos no dia-a-dia aumentam a produção de radicais livres que, consequentemente, danificam células sadias e aceleram o envelhecimento.

Para evitar o envelhecimento precoce, uma das armas é apostar em uma alimentação rica em antioxidantes. Os antioxidantes são nutrientes naturais que auxiliam no combate aos radicais livres. Conheça os principais:

Carotenóide: fígado, leite, gema de ovo, frutas vermelhas e amarelas, vegetais verdes, mandioquinha, abóbora, cenoura.

Vitamina E: óleo de girassol, óleo de soja, azeite de oliva, alimentos verdes escuros.

Vitamina C: frutas ácidas e verduras frescas.

Vitamina A: fígado, margarina, ovo, leite e seus derivados, azeite de oliva.

Vitamina B12: carne vermelha, fígado, rim, carne de peru, leite e derivados, peixe, frutos do mar, ovo.

Selênio: castanha-do-pará, frutos do mar, miúdos, carne vermelha, frango.

Zinco: carne vermelha, peixe, aves, leite e seus derivados.

Magnésio: cereais integrais, castanhas, vegetais e frutas, sementes, leguminosas.

Hábitos para evitar o envelhecimento precoce:

Hidratação: beba dois litros de água ao longo do dia.

Pratique alguma atividade física regularmente.

Consuma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais. Embora não sejam considerados antioxidantes participam do processo de erradicação dos radicais livres.

Aspectos do cotidiano que aceleram o envelhecimento:

– Poluição.

– Estresse.

– Cigarro.

– Bebidas alcoólicas.

– Alimentação rica em gorduras saturadas.

– Alimentação rica em alimentos de origem animal e conservantes.

– Tomar sol em excesso.

– Distúrbios do sono.

– Uso de medicamentos em excesso.

Fonte: Clickrbs.com.br