O peso do ser humano é um fator que influencia diretamente a saúde do corpo. A perda de peso é o desejo de muitas pessoas, mas o que nem sempre elas sabem é que, se não for feita de maneira adequada, a perda de peso pode fazer mal à saúde.

O peso corporal de uma pessoa é composto por vários substratos: gordura, músculo, osso, água e sais minerais. Quando se perde peso, perdemos também alguns destes substratos. Por isso, é muito importante ficar atendo a composição corporal, pois isso influenciará a saúde, a estética e o resultado final, assim como a manutenção deste resultado. O ideal durante a perda de peso é perder gordura corporal e manter ou ganhar massa muscular.

IMC – Índice de massa Corporal
Nem sempre quem apresenta um IMC adequado está com o seu peso corporal na medida certa, pois este índice mede o peso num total e não diferencia os substratos que formam a composição corporal, portanto, não mede o percentual de gordura do indivíduo.

Perda de massa muscular
Um dos fatores mais negativos para a perda de peso sem controle é a diminuição de grande parte da massa muscular, pois quanto mais se diminui este substrato de nossa composição corporal, mais lento fica o metabolismo humano, ou seja, menos energia o corpo gasta para manter suas funções fisiológicas, aumentando assim a probabilidade de recuperar o peso perdido. O corpo que perdeu massa muscular pode recuperar o peso por meio da gordura e com o decorrer desse processo aparece o famoso efeito sanfona: emagrece, engorda, emagrece, engorda.

Perder peso com qualidade
O ideal é manter uma dieta bem balanceada que proporcione os nutrientes nas quantidades adequadas para o organismo, respeitando a individualidade bioquímica de cada pessoa. Quando necessário podem ser utilizados suplementos alimentares funcionais, como algumas substâncias antioxidantes (vitamina E e C) ou alguns suplementos termogênicos, que aumentam a queima de gordura corporal. A prática de alguma atividade física, na medida certa, também é fundamental para se manter uma boa qualidade na perda do peso.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=21120