Por Èmerson Maranhão

Então, é chegada a hora. Neste domingo, dia 28 de junho, acontece a X Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará – ou simplesmente Parada Gay de Fortaleza. Como você já deve estar sabendo, a concentração começa às 13 horas, na Avenida Beira Mar, em frente à Barraca do Joca, e a saída está marcada para as 15h30min.

Nove trios e um trem (?!) estão confirmados no evento, e devem desfilar na seguinte ordem:

1. Trio Oficial do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), com animação de Lena Oxa, Las Bibas From Vizcaya, e dos DJs Marcelo Fort e Guga de Castro.

2. Trem do Instituto de Juventude Contemporânea.

3. Trio da Coordenadoria da Diversidade Sexual e Prefeitura de Fortaleza, com a cantora Preta Gil e outras atrações convidadas.

4. Trio da Casa Brasil Juventude.

5. Trio da Associação de Bissexuais de Fortaleza.

6. Trio da Assessoria LGBTT do Estado do Ceará.

7. Trio do Concurso Garota G.

8. Trio da Boate Donna Santa, com a cantora Joe Welch (SP) e DJ Alan Natal, Rafaella Manville e Banda, DJ Kacilla e convidados.

9. Trio da boate Meet Music & Lounge, com os DJs residentes GIlvan Magno, Juh Veras, Harry e Diego Baez.

10. Trio da promoter Aline Carvalho.

O momento é de celebração e muita festa, claro, mas para marinheiros de primeira Parada, nunca é demais lembrar que é bom não se descuidar. Ou seja, nada de ir com jóias ostensivas, dar bobeira com o celular ou relógio, ou ainda levar a carteira com documentos e cartões no bolso traseiro da bermuda, tá? Como em qualquer outro evento de grande concentração popular (a última reuniu cerca de 800 mil pessoas), rola muito roubo sim e cuidado pouco é bobagem.

Também vale a pena maneirar na colocação (até porque vão rolar duas festas super legais para o after, como você confere na página ao lado, e quem se passar vai perder lindo). Para quem preferir não seguir o percurso todo, a dica é escolher uma barraca bacana ao longo do trajeto e chegar cedo para garantir um lugar estratégico. Mas deixe para se abancar quando o primeiro trio sair. Antes, circule pela concentração mesmo, que é super legal.

De prefência, vá com um grupo de amigos. Nada de se jogar no meio da multidão sozinho. Além de ser mais seguro é muito mais bacana ter com quem compartilhar uma experiência dessas. E se prepare para paquerar muito e, se tiver vontade, se agarrar panoramicamente em plena Beira Mar.

No mais, uma Parada com muita tranquilidade para todos, e muito orgulho de ser quem se é. Afinal de contas, coincidentemente este ano, nossa Parada acontece justo no Dia Mundial do Orgulho Gay, dia do aniversário de quatro décadas do Levante de Stonewall. Motivos mais que suficientes para comemorar.

Fonte: O Povo Online – http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/cenag/888062.html