BRASÍLIA – Balanço divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde mostra que, a cinco dias do encerramento da 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, foram imunizadas 14.993.824 milhões de pessoas – o que representa 77,18% da população alvo. A meta é imunizar 80% da população com 60 anos ou mais – o que representa 15,5 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE.

Na região Norte, os sete estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) alcançaram a meta. No Nordeste, dos nove estados, somente dois não conseguiram atingir ainda os 80% de cobertura: Bahia (76,52%) e Ceará (79,55%). No Sudeste, apenas o Espírito Santo atingiu a meta (82,34%). No Sul, nenhum dos estados alcançou a cobertura preconizada. No Centro-Oeste, a situação Goiás (87,63%) e Distrito Federal (84,63%). Veja tabela completa de cobertura por estados abaixo.

A campanha contra a gripe, lançada no dia 25 de abril, foi prorrogada até o dia 29 de maio. A vacina é gratuita e está disponível em cerca de 65 mil postos de vacinação em todo o país.

Contra-indicado para quem tem alergia à proteína do ovo

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve procurar o posto de saúde para ser imunizado novamente. De acordo com dados do ministério, entre a população de 60 anos ou mais, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de internações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

A vacina é contra-indicada para quem tem alergia à proteína do ovo. Além disso, o ministério recomenda que pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, procurem um médico antes de se vacinar.

Desde o início da imunização, em 1999, a gripe entre os idosos tem sido reduzida, principalmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com o ministério, em 2008, mais de 14 milhões de idosos foram imunizados, o que representa 87% da população, superando a meta de 80%, estabelecida para este ano.

Segundo o ministério, foram investidos R$ 162 milhões para a compra de 21 milhões de doses da vacina e montagem da infra-estrutura da campanha. Ao todo, 241 mil pessoas participarão da mobilização, que contará com 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

Fonte: O Globo

Anúncios