É uma doença que age sem dar sinais. Ao se perceber, é tarde, podendo levar à cegueira. Esse é o alerta do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre o glaucoma. O dia nacional de combate à doença é amanhã. Segundo dados da entidade, no Brasil, a estimativa é de que existam 985 mil portadores da doença, sendo que 635 mil sequer sabem disso. No mundo, o glaucoma será responsável pela perda de visão de 8,4 milhões de pessoas até 2010.

O oftalmologista do Hospital Metropolitano, Caetano Bellote, explica que o glaucoma é uma doença traiçoeira que ataca o nervo óptico, levando a uma redução progressiva do campo de visão, que termina quase invariavelmente em cegueira, quando não tratado.

Segundo ele, o que vale é a prevenção. Somente um exame num oftalmologista definirá o quadro. Depois de diagnosticada, a doença é controlada com o uso de colírios. Há fatores de risco, avisa Bellote. “Quem tem histórico da doença na família deve se cuidar. Míopes devem também estar cientes desse risco”, aponta. Ele acrescenta que pessoas acima de 40 anos, os hipertensos, diabéticos, e os da raça negra e asiáticos reforçam a lista de pessoas propensas à doença.

O presidente da Sociedade Capixaba de Oftalmologia, César Barbieri, compara a visão de quem tem glaucoma como se a pessoa enxergasse por um canudo. “Ela fica com a visão lateral prejudicada, não percebe com exatidão os objetos ao seu redor. Só enxerga o que está a sua frente”, descreve.

Com o desenvolvimento da doença, a visão vai se afunilando até perda total. Ele diz que não se sabe o que causa o glaucoma, mas o fator genético é uma das maiores causas.

Fique por dentro

O que é . O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira

Diagnóstico. A doença é mais comum após os 40 anos, embora possa ser diagnosticada em qualquer idade ou até mesmo ser congênita (quando o indivíduo já nasce com glaucoma)

Riscos. Quem tem histórico de glaucoma na família tem chance maior de apresentar a doença

Cegueira. Se não houver tratamento, é só uma questão de tempo até que a cegueira total se manifeste

Fases. Normalmente, o glaucoma é bilateral (ocorre nos dois olhos), embora possa estar em estágios diferentes. Isso significa que um olho pode estar no início e o outro em fase avançada, por exemplo. Mas, há casos em que a doença acomete só um deles

Prevenção. Consultas e exames periódicos com o oftalmologista são necessários

Alerta. Quem é míope, diabético, hipertenso, tem histórico na família, é da raça negra ou asiático tem que ficar alerta.

Fonte: gazetaonline.com.br