Por Stella Dauer

Não há idade para utilizar a internet, basta ter boa vontade para aprender. María Amelia López sabia disso, e era a blogueira mais velha do mundo, tendo sido acompanhada por mais de 500 leitores e visitadas por 1,5 milhão de pessoas em seus 97 anos. Infelizmente, Maria deixou o mundo, virtual e real, na semana passada.

Apresentada à internet por seu neto em 1995, Maria escrevia sobre suas memórias da guerra civil espanhola, que vivenciou quando criança, e também sobre sua saúde e bom humor. Seus assíduos leitores deixaram homenagens e mensagens de conforto aos familiares em seu blog, noticiou o site Slashdot.

“Tantas pessoas escrevem para mim que eu não posso esperar responder a todas, como eu queria”, disse uma vez, lembrando também que era o neto que espalhava suas palavras pela web. Em uma entrevista dada ao site The Guardian em 2007, Maria diz que a rede “lhe deu uma nova chance de viver a vida”. “Quando eu estou na internet, esqueço de minha doença. A distração é uma coisa boa – ser capaz de se comunicar com as pessoas. Acorda o cérebro, e te dá uma grande força”, desabafou em um de seus últimos posts a blogueira nascida em 1911.

De acordo com o The New York Times, Maria se tornou a mais velha blogueira do mundo após a morte de Oliver Riley em Junho de 2008, um australiano de 108 anos. O posto agora pode passar ao ator Kirk Douglas, de 92 anos, que escreve regularmente em sua página do MySpace. Entretanto, o site também lembra de Briton Ivy Bean com 104 anos, que apesar de não ser blogueira, escreve em seu micrblog Twitter todos os dias.

O blog de Maria pode ser encontrado no endereço http://amis95.blogspot.com.

Fonte: http://www.geek.com.br

Anúncios