Volta a chover nas regiões Norte e Nordeste nesta segunda-feira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Conforme o centro, áreas de instabilidade deixam o tempo instável, com muitas nuvens e chuvas fortes principalmente nos Estados do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e no litoral nordestino.

Também chove em Mato Grosso, centro-norte de Goiás, noroeste do Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e norte de Minas Gerais. No Espírito Santo, a previsão é de chuva leve no litoral.

No Rio Grande do Sul, a chegada de uma frente fria causará instabilidade principalmente no oeste do Estado.

Em todo o país, as chuvas já fizeram com que 342.231 pessoas deixassem suas casas em 13 Estados. Desse número, 226.224 estão pessoas desalojadas e 116.007 desabrigados.

Ao menos 391 municípios de 13 Estados –Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina– foram afetados.

São Paulo – O dia será nublado e parcialmente encoberto na cidade de São Paulo, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Um dia após os termômetros registrarem a temperatura mais baixa do ano (12,4ºC), o tempo irá esquentar, chegando a 24ºC durante a tarde.

Durante a semana, as temperaturas deverão aumentar e, na quarta-feira, há previsão de chuva, segundo o Inmet.

Fonte: Folha Online