A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nesta quinta-feira que os embarques domésticos e internacionais tiveram crescimento em abril, apesar de a ocupação de assentos registrar queda. A Gol/Varig perdeu espaço nos dois segmentos e a TAM lidera com até 86% do mercado, no caso dos voos internacionais.

O levantamento da Anac considera o número de passageiros vezes os quilômetros percorridos.

Nos embarques domésticos, a Anac aponta para um aumento de 2% sobre abril de 2008. No caso dos voos internacionais, a alta foi de 3,5%.

Porém, o mercado doméstico segue desaquecido, uma vez que o movimento de passageiros cresceu em um ritmo menor do que a da quantidade de assentos disponíveis. Com isso, em abril a ocupação média nos voos nacionais caiu de 66% para 63%, e a dos voos internacionais subiu de 66% para 69%.

A concentração de mercado –com TAM e Gol/Varig– nas rotas nacionais atingiu 87,97% em abril. Em relação às linhas internacionais, a concentração chegou a 99,86%.

A TAM manteve a liderança em market share (participação de mercado) tanto nas rotas internacionais quanto nacionais. A empresa fechou o mês com 49,2% de participação nos voos domésticos –contra 47,12% de abril de 2008. A Gol/Varig teve queda de 46,44% para 38,77% de abril de 2008 para o mesmo mês deste ano.

Depois das duas líderes aparece no ranking do transporte doméstico a WebJet, com 3,70% do mercado, e a Azul, com 3,62%.

Fonte: Folha Online