O cantor espanhol Jose Carreras, 62, um dos conhecidos três tenores –como foram chamados o cantor e seus colegas Placido Domingo, 68, e Luciano Pavarotti (1936-2007)– anunciou sua aposentadoria das óperas em uma entrevista publicada no jornal britânico “The Times” nesta sexta-feira.

Carreras, que passou por um tratamento para combater a leucemia, afirmou ao jornal britânico que não pode mais suportar o rigor para os papéis principais em óperas.

“Se eu posso fazer recitais, adaptando o repertório às minhas necessidades, então não há problema, está bom”, disse o tenor.

“Mas com óperas, ao menos que as condições ideais existam, minha carreira está acabada”, afirmou Carreras.

No início dos anos 1990, Carreras formou uma parceria com Domingo e Pavarotti. As gravações e shows dos três levaram o grande público à ópera e foi um grande sucesso comercial.

Pavarotti morreu em 2007 após uma longa luta contra um câncer de pâncreas. Com a aposentadoria de Carreras, Domingo é o único do trio que continua a atuar em óperas.

O tenor também falou sobre a leucemia e disse que o diagnóstico, feito em 1987, foi muito difícil de lidar.

“Eu fui muito feliz de superar esta séria doença com não muitas chances de sobreviver. Eu lembro disto todo dia. A ajuda de cima é muito importante”, afirmou Carreras.

Fonte: Folha Online