O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará aguardado discurso aos muçulmanos no próximo dia 4 de junho, no Egito. O discurso é mais uma aposta de Obama para melhorar a imagem do país no mundo islâmico, depois de oito anos do impopular governo de George W. Bush.

No discurso, Obama falará sobre como os americanos e muçulmanos fora de seus países de origem podem garantir a segurança e tranquilidade para seus filhos em um futuro mais esperançoso, afirmou o porta-voz do presidente, Robert Gibbs.

A viagem, que será realizada sob forte esquema de segurança, acontece no momento em que o presidente americano tenta reavivar os esforços de paz no Oriente Médio.

Gibbs informou que o local exato do discurso ainda não foi decidido, mas as expectativas dos analistas apontam para o Cairo, a capital do Egito, o país mais populoso do mundo árabe.

“Em 4 de junho, o presidente fará um discurso no Egito, sobre os Estados Unidos e sua relação com o mundo árabe”, disse Gibbs.

Não existem planos para outras escalas no Oriente Médio durante a visita presidencial, que precederá uma viagem a França e Alemanha dentro das comemorações sobre o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Este será o segundo discurso de Obama aos muçulmanos, depois de pedir colaboração contra a rede terrorista Al Qaeda em declarações no Parlamento da Turquia, país predominantemente muçulmano.

Fonte: Folha Online