Hackers manipulam votação online da Time

RIO – Os participantes de um fórum da internet conseguiram manipular a escolha da pessoa mais influente do planeta, feita anualmente pela revista Time. Eles não só colocaram como vencedor o fundador do site 4chan , conhecido como “moot”, mas também modificaram todos os 21 primeiros colocados, para passar uma mensagem cifrada.

Segundo a Time, “Moot”, cujo nome real é Christopher Poole, nega ter conhecimento sobre qualquer plano orquestrado pelos participantes de seu site para influenciar o resultado. A revista, no entanto, afirma que sua equipe técnica detectou várias tentativas de hackear a votação e teve de cancelar milhares de votos.

A motivação para tornar “moo” o primeiro colocado é clara, mas porque a comunidade do 4chan teria interesse em modificar os resultados seguintes, indicando personalidades de áreas tão variadas e algumas pouco conhecidas?

Nomes razoavelmente obscuros como Anwar Ibrahim (político da Malásia), Rick Warren (pastor evangélico nos EUA), Baitulaah Mehsud (líder talibã) e Larry Brilliant (ex-chefe do projeto Google.org) completam o Top 5.

O leitor mais atento notará que ao se juntar a primeira letra dos 21 primeiros colocados na votação, surge a frase “marblecake also the game”. “Marblecake” seria o nome de um canal de IRC onde surgiu a ” Mensagem para a Cientologia “, um protesto em vídeo contra a Igreja da Cientologia. “The Game”, segundo o LA Times , “é uma experiência psicológica da qual participam pessoas de todo o mundo”.

O blog ” Music Machinery” publicou uma explicação detalhada de como o hack foi feito. Segundo o blog, os participantes do fórum /b/, o mais popular no 4chan, descobriram que bastava modificar a URL da votação para que a manipulação fosse feita.

A Time chegou descobrir a maquinação, mas conforme ela aumentava suas medidas de segurança, os hackers criaram formas mais sofisticadas de burlar o sistema. No final diversos programas de votação automática começaram a circular pela internet.

O editor da time Josh Tyrangiel disse ao Los Angeles Times que Moot merece ganhar a eleição tanto quanto Shigeru Miyamoto, da Nintendo, e a cantora coreana Rain, vencedores em 2007 e 2006, respectivamente.

– Eu gostaria lembrar a todos que duvidam do resultado que essa é uma votação pela internet. Duvidar do resultado é parte do negócio – defende Tyrangiel.

Fonte: O Globo Tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s