Foto: O Povo
Foto: O Povo

Seminário sobre modo petista de governar serviu para comando partidário em Fortaleza pedir mais defesa do governo municipal diante dos ataques de adversários do PSDB, DEM e PSol. Cargo que está sendo criado cuidará da relação com movimentos populares

O encontro do Partido dos Trabalhadores (PT), no último sábado, que serviria para fazer um balanço político da gestão de Fortaleza, acabou se tornando uma “convocação” aos militantes petistas para defenderem a administração da prefeita Luizianne Lins(PT) diante das inúmeras críticas dos adversários. “Temos um embate muito grande com o PSDB, DEM e PSol, que, na minha opinião, são críticas sem consistência. Então, queremos que a militância se aproprie das suas ações e faça a defesa do Governo (de Luizianne)”, explicou Raimundo Ângelo, presidente do PT de Fortaleza – organizador do seminário “Avanços e desafios para o modo petista de governar em Fortaleza”.

Minutos antes, a prefeita falara para uma plateia de cerca de 200 militantes petistas no plenário da Assembleia Legislativa. Em pouco mais de uma hora de discurso, Luizianne defendeu sua administração. “Seguimos uma ordem de prioridade para as políticas públicas, pelo grau de dificuldade da população e não por critérios de voto”, disse, acrescentando que “tomou a decisão de cuidar do povo”.

A participação desse povo que disse cuidar foi colocada pela prefeita como grande trunfo do seu modo de governar. “Incentivamos a participação popular. É positivo que o povo tome para si a responsabilidade da cobrança e das conquistas. Isso é que vai garantir a continuidade do projeto político”, avaliou.

Ela demonstrou disposição para continuar com a estratégia que teria dado certo na gestão passada e a levou à reeleição. Agora formalizando e controlando essa participação, já que a máquina administrativa deve ganhar mais um equipamento até julho. Trata-se da Coordenadoria da Participação Popular, ainda sem data certa para ser posta em prática, mas que já tem definido o seu titular: Elmano de Freitas, advogado e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A exemplo das coordenadorias especiais de juventude e de mulheres, a próxima também será subordinada ao secretário de Governo, Waldemir Catanho, e vai trabalhar diretamente com movimentos populares e sindicais, além da ligação com o Orçamento Participativo.

Sem autocrítica – A avaliação da gestão não passou pela autocrítica. Parecia não ser o momento para isso. A prefeita aproveitou o tempo que lhe foi dado para apontar avanços em áreas como saúde, educação, transporte e habitação. Da mesma forma que outros petistas também fizeram questão de destacar apenas aspectos positivos da administração de Fortaleza. “Todas as promessas feitas na época da campanha já estão em curso”, argumentou Raimundo Ângelo.

Além de Luizianne, outros petistas discursaram para a militância. Catanho fez a defesa do “Governo Popular”, assim como o secretário de Administração do Município, Alfredo Pessoa, fez uma retrospectiva de feitos da primeira gestão petista. À tarde, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, fez uma análise sobre o Governo Lula e a relação com os municípios. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PT), falou sobre o governo popular e o poder legislativo.

Fonte: O Povo