SÃO PAULO – A TIM se tornou a sexta empresa a levar uma multa do Ministério da Justiça por não cumprir as novas regras de atendimento por telefone, em vigor desde dezembro de 2008. 

De acordo com o Ministério da Justiça, a TIM falha ao não oferecer as opções “reclamar” e “cancelar produto” logo como as primeiras no menu telefônico, conforme exige a lei.

Quem telefonar para o SAC da TIM, vai ouvir como primeira opção dizer se já é ou não cliente e, caso seja cliente, fornecer o número do telefone. Só depois o usuário ouve as opções de reclamar e cancelar, diz o Ministério. 

Pelas falhas, a TIM foi multada em R$ 650 mil. A TIM foi a primeira empresa de telefonia a ser multada pelo Ministério. As outras seis (Unesul, Transbrasiliana, Andorinha, Gontijo, TTL e Itamarari) são todas do setor de transportes. Além da vigilância do Ministério da Justiça, empresas afetadas pela lei do SAC podem sofrer punições dos Procons regionais. 

A TIM confirmou ter recebido a notificação do Ministério da Justiça e decidiu recorrer da penalidade. Todas as empresas multadas até agora, aliás, recorreram das multas, o que faz o Ministério ainda não ter recebido nenhum centavo das notificações aplicadas.

Fonte: Info Abril

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