Em tempos de crise e retração econômica, até com corte de verbas federais como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é salutar destacar um exemplo de desenvolvimento sustentável a exatos 344 quilômetros de Fortaleza.

O caso bem sucedido de gestão pública revela que, quando o dever de casa das finanças é bem feito, a crise pode causar menos estragos. Há 10 anos, o município de Viçosa do Ceará vem se consolidando em investimentos na educação, na cultura, no turismo, no controle das contas públicas e nas parcerias institucionais.

A equação é simples e eficiente: formação de pessoal, infra-estrutura, profissionalismo no trato do turismo, inovação e ousadia na cultura e parcerias sérias e planejadas. O resultado é um fluxo turístico que aumenta a cada temporada e geração de emprego e renda junto a agricultores, artesãos e Trade turístico. Viçosa também mantém uma orquestra em permanente formação musical.

Há quatro anos, o escritório Regional da Ibiapaba do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) propôs uma demanda para o incremento da cadeia produtiva do mel e da cachaça artesanal. O desafio foi aceito por uma produtora cultural que apresentou o Festival Mel, Chorinho e Cachaça.

O projeto foi proposto e recusado num município da Ibiapaba. Em Viçosa do Ceará, a proposta do festival não só foi aceita, mas ampliada. Hoje, já é considerado um dos maiores do gênero, segundo o músico Celso Silva, do renomado grupo de choro Nó em Pingo D´água/RJ, atração de 2008 do evento. O festival atinge cerca de 300 microempresas na região.

Os números ainda consolidam o projeto. Em 2009, a feira de produtos deve movimentar cerca de R$ 100 mil, cerca de 15 mil visitantes são esperados nos dias 18, 19 e 20 de abril próximos. Pousadas e hospedagens domiciliares registram 90% de ocupação, jovens participarão de intercâmbios musicais pelo terceiro ano consecutivo. Assim, o festival cumpre a missão de integrar cultura, educação, turismo e agronegócio.

AÉCIO SANTIAGO
Jornalista e produtor cultural

Fonte: Diário do Nordeste
Anúncios