Por Rodrigo Petry

São Paulo – O Carrefour manteve no ano passado a liderança no ranking de vendas dos supermercados do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a varejista francesa encerrou 2008 com R$ 22,4 bilhões de faturamento bruto, alta de 16,7% sobre 2007. No segundo posto ficou o Grupo Pão de Açúcar com faturamento de R$ 20,8 bilhões e aumento de 11,2%, seguido do Wal-Mart, com receita de R$ 16,9 bilhões e crescimento de 13%. As posições do Pão de Açúcar e Wal-Mart se mantiveram inalteradas em relação a 2007.

De acordo com a Abras, as três maiores redes concentraram 73,4% do faturamento entre os vinte maiores supermercados do País em 2008, ante 74,6% do ano imediatamente anterior. Segundo a entidade, os maiores crescimentos porcentuais foram da rede Condor Super Center (PR), com alta de 29,4%; Sonda (SP), de 24,6%; Super Muffato (PR), de 24,5%; e GBarbosa (SE), de 24% – que apresentou o quarto maior faturamento do setor em 2008.

“Parte do crescimento se deve à alta dos preços dos alimentos do ano passado, que elevaram a receita dos supermercados”, disse Sussumu Honda, presidente da Abras. Em relação a 2007, houve alteração no ranking a partir da quinta posição, que passou a ser ocupada pela rede Bretas (MG) – antes na sétima colocação -, no lugar do Zaffari e Bourbon, que caíram para o quinto e sexto posto. A rede Prezunic (RJ) encerrou 2008 na sétima colocação, seguida da Epa/Mart Plus/ViaBrasil (MG), em oitavo; Super Muffato, em nono; e Angeloni (SC), em décimo.

 Fonte: Abril.com

Anúncios