Carteira de trabalho, RG e CPF precisam estar sempre em bom estado. Veja quais cuidados tomar para estar em dia com a documentação.

Descuidar da documentação pessoal pode estragar os planos de quem está procurando emprego. Segundo especialistas, uma carteira de trabalho desgastada pelo tempo ou falta de cuidado, um documento de identidade com foto muito antiga ou um CPF amassado podem barrar a contratação de um candidato a uma vaga de trabalho.

 Confira a lista de concursos e oportunidades

Segundo a supervisora do setor de habilitação do seguro-desemprego do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), Sabrina Alexandrino, trabalhadores que apresentam documentos rasurados e inutilizados em razão da má conservação são frequentes nos postos de atendimento do CAT.

 “Na carteira de trabalho, por exemplo, é comum vermos a foto trocada e sem o carimbo original que está na carteira. Mesmo sem saber, o trabalhador invalidou a carteira. Não pode dar entrada no seguro-desemprego”, explica Sabrina. 

Outro ponto comum, segundo ela, é a apresentação de documentos com fotos antigas. “A pessoa mostra a carteira de identidade com uma foto de quando era criança ou muito novinha, em que nem é possível identificá-la mais”, afirma.

Trio principal  – Para a consultora Neli Barbosa, da Ricardo Xavier Recursos Humanos, atenção especial deve ser dada a três documentos principais: carteira de identidade (RG), CPF e carteira de trabalho.

 “De repente o documento sumiu, a pessoa não sabe onde está, chega o dia de apresentar a documentação e (ela) ainda não tem. A pessoa pode perder a oportunidade de emprego”, diz Neli. “Às vezes a empresa tem a data limite para contratar naquele mês e não tem como postergar. Em um mês o mercado pode mudar a estratégia e não contratar mais.”

Matéria: http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1044777-9654,00-DOCUMENTOS+MAL+CUIDADOS+PODEM+BARRAR+CONTRATACAO+DIZEM+ESPECIALISTAS.html