Veja dicas de consultor de RH sobre como fazer um currículo eficiente. O perfil do profissional deve ser descrito seguindo uma ordem cronológica.

Em meio à crise há setores se recuperando e contratando. E para conseguir uma vaga, é fundamental um bom currículo. Segundo consultores de recursos humanos, o currículo deve começar pela identificação do candidato: nome, endereço, telefone, e-mail. E um item fundamental: a idade.

O segundo tópico é o objetivo: o que está sendo buscado. Pode ser uma vaga específica ou uma área em particular.

Em terceiro lugar, vêm as qualificações, a formação. Escreva em ordem cronológica, do ensino médio em diante. Cursos não terminados, mas que tenham relação com a vaga, podem aparecer nessa área. E não devem ser esquecidos os idiomas, detalhando o seu nível de conhecimento de cada um. 

E, a parte mais importante: a experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente e assim por diante, até o mais antigo.

“Não basta somente mencionar o que realizou. Mas qual o resultado. Isso é fundamental”, orienta Carlos Eduardo Oliveira, consultor de RH.

Se as realizações forem muitas, selecione as mais importantes. Use três linhas para cada uma, no máximo cinco.

“Na entrevista eu vou entender como ele fez isso, que competência ele utilizou para fazer aquele resultado para a empresa”, diz o consultor.

Para quem está buscando o primeiro emprego e não tem experiência, deve ser valorizado o segundo tópico, o objetivo.

“Estou iniciando minha carreira no segmento tal, gostaria de ter uma oportunidade por causa disso, disso e disso. É o momento em que ele pode fazer a venda dele”, declara.

Mas lembre-se: os adjetivos ficam de fora de um bom currículo. “Nunca se auto-rotular, se auto-adjetivar, isso é um erro crasso, não se deve cometer de forma alguma”, explica. 

Termine com as “informações adicionais”. Uma atividade de voluntariado, um intercâmbio no exterior, um curso complementar.

Matéria: http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1045049-9654,00-CURRICULO+BEM+ELABORADO+AJUDA+NA+CONQUISTA+DO+EMPREGO.html