Massagem, aromaterapia, respiração, alongamento, ioga…atualmente, são várias as maneiras que as pessoas procuram para aliviar as tensões. O livro “Viva Melhor: Relaxamento”, da Publifolha, oferece exercícios passo a passo, técnicas de respiração, visualização, meditação, além de massagens relaxantes para o alívio da tensão diária.

“Como já se sabe, o estresse acumula-se no corpo (os músculos se tensionam, a respiração torna-se ofegante e irregular e experimentamos desconfortos físicos, como dores de cabeça ou esgotamento). Por isso, faz sentido que o primeiro passo para relaxar seja usar métodos físicos para reequilibrar o corpo e a mente”, diz a Dra. Sarah Brewer em um dos capítulos do livro.

O SORRISO INTERNO – Na próxima vez em que se sentir tenso ou estressado, experimente a técnica do “sorriso interno”. Na antiga medicina chinesa, uma abordagem similar a essa ativava o tan tien, o centro de energia do corpo, logo abaixo do umbigo. Pense em algo que o faça feliz: pode ser o cheiro de pão saindo do forno ou uma lembrança alegre – qualquer coisa que o leve a abrir um sorriso interno. Deixe o sorriso viajar dentro de você até chegar ao abdômen, espalhando calor por todo o corpo.

A RESPIRAÇÃO COMPLETA – Acredita-se que o controle da respiração iogue, ou pranaiama, influencie o fluxo do prana no corpo, proporcionando saúde, longevidade e até iluminação espiritual. Este exercício é conhecido como “respiração completa”.

1. Tire os sapatos, afrouxe as roupas e deite-se de costas no chão, de olhos fechados, com os braços relaxados estendidos ao longo do corpo. Enquanto inspira lentamente pelo nariz, visualize seus pulmões enchendo-se de ar e se expandindo. Quando estiverem cheios, prenda a respiração por um instante antes de expirar devagar (também pelo nariz), esvaziando-os completamente.

2. A próxima inspiração deve ser mais curta (de dois a três segundos). Prolongue as próximas expirações de forma gradual, até sete ou oito segundos.

3. Concentre-se em manter o movimento do ar lento e contínuo (não expire muito rápido e prenda a respiração até o fim da contagem antes de inspirar novamente). Continue o exercício pelo tempo que desejar.

PARA RELAXAR O PESCOÇO E OS OMBROS – Costuma-se concentrar a tensão nos ombros e no pescoço. Com os braços estendidos ao longo do corpo, imagine que está segurando algo pesado e que seus ombros são puxados para baixo. Mantenha a posição por alguns segundos. Agora imagine que soltou os pesos e sente a tensão se dissipar. Repita a sequência cinco vezes.

MOVIMENTE AS MÃOS E AS PERNAS – Este é um exercício excelente para aliviar a tensão e pode ser feito em qualquer lugar. Sacuda as mãos e os braços por um minuto e depois as pernas e os pés. Quando parar de movimentá-los, seus músculos estarão totalmente relaxados.

O BANHO AROMÁTICO – A aromaterapia pode ser maravilhosamente relaxadora quando utilizada nos banhos de imersão. Além de inalados, os óleos essenciais são absorvidos pela pele, o que potencializa suas propriedades terapêuticas.

1. Escolha um óleo sensual de sua preferência, ou uma mistura de dois ou três óleos. Misture cinco gotas a uma colher de sopa (30 ml) de óleo neutro. Acerte a temperatura da água para que esteja confortavelmente morna e em seguida acrescente o óleo. (Só o faça depois de desligar a torneira da banheira.)

2. Feche a porta do banheiro para conter os vapores e entre na banheira. Deite-se de forma confortável e feche os olhos. Deixe os aromas envolverem todo o seu corpo. Imagine-os correndo por suas veias, transportando relaxamento e renovação de energia.

3. Permaneça assim por 15 a 20 minutos, de preferência à luz de velas. Quando se sentir pronto, saia do banho lentamente.

Fonte: http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=472331