O II Congresso Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro será realizado entre os dias 14 a 16 de abril, em São Paulo, com participação aberta a todas as centrais sindicais. Em reunião realizada nesta quinta-feira 12, a direção nacional da Contraf/CUT também definiu os temas que serão discutidos e aprovou o calendário de atividades e de preparação do Congresso, que será precedido de encontros regionais e encontros temáticos.

“Coerentes com nossos princípios e com a história de construção da unidade dos bancários, que torna a nossa categoria a única com a mesma Convenção Coletiva de Trabalho, decidimos estender a participação no Congresso às entidades filiadas a todas as centrais sindicais”, informa Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf/CUT.

O calendário do II Congresso é o seguinte:
6 de março – Prazo final para a entrega das teses.
18/3 – Prazo final para realização das assembléias em cada base sindical para a eleição de delegados ao Congresso.
20/3 – Prazo final para a inscrição dos delegados.
22/3 – Último dia para a realização dos encontros regionais.
24/3 – Encontros temáticos nacionais, para aprofundar o debate sobre os temas que estão na pauta do II Congresso.

A direção nacional da Contraf/CUT elegeu uma comissão organizadora (formada por Juvândia Leite, Luiz César de Feitas e Deli Soares), que definirá até o dia 2 de março os critérios de participação no Congresso.

Os temas de discussão – São os seguintes os temas que a direção da Contraf/CUT definiu para discussão no Congresso, sem prejuízo de as assembléias e encontros regionais acrescentarem outros assuntos para debate:

 Sistema Financeiro Nacional.
 A construção da representação do ramo financeiro.
 Remuneração da categoria.
 Saúde e condições de trabalho.
 Emprego
 Estratégia das campanhas salariais.
 Comissões de Empresa dos bancos.
 Igualdade de oportunidades nas empresas.
 Formação.
 Estrutura, estatuto e finanças da Contraf/CUT.

Fonte: Contraf/CUT